segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recordando uma amiga...













Voltei à "gavetinha" e deparei-me com um poema que redigi e ofereci à minha amiga Sandra Brito, aquando do seu aniversário e da sua entrada na Universidade. Foi uma singela oferta, porém muito sentida.



À Sandra!

Deusa no Olimpo,

Musa de Apolo

ou Ninfa dos bosques?

Perante tal dilema,

basta apenas soletrar

S-A-N-D-R-A,

dona da sabedoria,

voz de sereia,

olhar de encanto!



E até já o vento sussurrante,

quando se perde ao mirá-la,

lá da Torre Coimbrã,

junta o seu brado à Minerva

e, em sibilos segredados,

solta a sua voz

tudo consigo arrastando;

e, quando tal acontece,

é ele a exclamar:

“Sandra, Mulher afã!”



14 de Novembro de 2003

20 h 34 min.

1 comentário:

  1. Se há aniversário que não esqueço, foi esse dos meus 18 aninhos. Maioridade, entrada na faculdade e com todos os meus VERDADEIROS AMIGOS juntos. Ao reler o poema bateu uma vontade de voltar a esses tempos. Tempos de glória, de vitória, de mudança e de emancipação. Saudades AMIGA, que tanto me ensinou, que me fez gostar de ler, de interpretar, e, também de escrever. Aulas que para além do programa, nos davam alento e um sentido diferente à vida. Amar Pessoa, sentir cada verso dele dentro de mim, rever-me nalguns dos seus poemas, foi tudo o que a Amiga Célia me proporcionou.. Não era uma obrigação estar ali, era um prazer..
    Recordo-me de um dia a Célia trocar um "b" por um "v" e dizer "vonita" e eu rir.. A minha amiga prontamente me respondeu "Se tivesses a dar aulas há tantas horas, como eu estou, também e enganarias". Foi no 11.º ano, nas primeiras aulas. Fiquei sentida porque, de facto, não era minha intenção gozar, mas, naquela idade achamos piada a coisas parvas. Depois disso, foi o início de uma bela e profunda amizade. Cada aula se tornava mais interessante, os lanches todos juntos, a malta da espírita.. Foram momentos deliciosos e áureos. Quero poder voltar atrás, viver esse tempo, estar junta consigo, poder aprender mais português, que já está tão esquecido (malefício das leis e das faculdades de direito), explorar Pessoa, sonhar que posso voar. Quero voltar a ter 18 anos.
    Tenho saudades, muitas saudades AMIGA. E MUITO OBRIGADA por esta BELA E SENTIDA homenagem.

    ResponderEliminar