quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Chegou o "nosso" Outono...



Eis mais um ano e, com ele, chegaram mais calma, mais paciência, mais paz e mais sabedoria em traduzir sentimentos!
Este poderá ter sido um dia muito afamado - Dia Europeu sem Carros; Dia Mundial sem Carro; dia anterior ao Equinócio de Setembro (mais precisamente, às 3:09 de amanhã), quando também se iniciará o Outono. Porém, neste mesmo dia, há alguns anos atrás, nascera uma menina, a quem o seu pai profetizou um futuro real no palácio da Vida. Por isso, dera-lhe o nome da primeira rainha de Portugal: Mafalda.
E, apesar das bruxas más terem tentado até hoje enredá-la em feitiços, sempre houve e sempre haverá as suas fadas madrinhas que lhe deram e darão dons, que a farão, teimosamente, bradar: - Eu terei mais uma Primavera...


Nota: o vocábulo 'equinócio' vem do Latim (aequus, igual e nox, noite) e significa 'noites iguais', isto é, momentos em que o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas). São os equinócios, que ocorrem sempre nos meses de Março e de Setembro, os indicadores de mudança de estação. No hemisfério sul, a Primavera inicia-se em Setembro e o Outono em Março; no hemisfério norte, é, precisamente, o inverso, ou seja, o Outono em Setembro (muitas vezes a 22 de Setembro) e a Primavera em Março.


Como podem comprovar, o meu Outono é a minha Primavera! Também não será por acaso que me apaixonei pela cultura e línguas clássicas (Latim e Grego)!

Obrigada, Pai! Obrigada, Mãe!

1 comentário:

  1. Olá Querida Professora Mafalda! :D

    Ameiiiiiiii o seu novo post e não sabia... MUITOS, MUITOS E FELIZES PARABÉNS!!!! E que o seu Outono seja sempre felizes Primaveras!

    Um beijinho da Joaninha Oliveira

    P.S. Quando quiser passe no meu blogue:
    http://arevoltadoacucar.blogspot.com/

    ResponderEliminar