domingo, 1 de abril de 2012

Partida aos 89 anos...



(imagem retirada de Três Mestres Três Lições Três Caminhos, de José Ribeiro Ferreira, 2009)
 
Walter de Sousa Medeiros

O Canto do Cisne
No dia 29 de março, Portugal perdeu um enorme Mestre – faleceu Walter de Sousa Medeiros, catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
As palavras do Mestre ficarão para sempre na memória de quem teve a felicidade de o ouvir, fosse a conversar, fosse a discursar, fosse a ensinar.
Ter estado numa das suas aulas foi um privilégio ímpar! Os alunos, encantados com o misticismo que envolvia a sua voz e a sua mensagem, muitas vezes, deixavam de “tirar apontamentos” e deixavam-se embalar pelo canto do Cisne que os embevecia.
Muito obrigada por tudo o que ensinou, transmitiu, criou e escreveu! Os Estudos Clássicos ficarão marcados para sempre!

Ad Memoriam

3 comentários:

  1. Uma mensagem de grande admiração e enorme respeito pelo Professor Walter Medeiros. Nesta hora de saudade é extremamente gratificante perceber o imenso impacto que o meu avô teve em si e nos alunos que o ouviram.

    Vasco Medeiros
    Neto de Walter Medeiros

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a generosidade do seu comentário. Foi deveras excecional ter sido aluna do seu avô! Conheci-o quando frequentava o 12º ano na Escola Secundária D. Duarte (Coimbra, no âmbito da realização de uma semana de celebração das Línguas Clássicas). Fiquei, de imediato, fascinada pela palestra que apresentou e pela simplicidade da sua pessoa. Nesse ano, eu cometia a ousadia de fazer três anos de Grego num só ano letivo, a fim de poder seguir a minha paixão pelo Latim (que frequentava desde o 10º ano). Se até então estava apaixonada pelas Línguas Clássicas, a partir daquele dia, nada mais me iria demover! E assim aconteceu! Em setembro (1985), entrei no curso de Línguas e Literaturas Clássicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
    Durante o curso, o seu avô, Professor Doutor Walter Medeiros, foi docente de disciplinas que frequentei e presença constante no Instituto de Línguas Clássicas bem como em eventos realizados em prol das Línguas Clássicas. Testemunhei o encanto das suas palavras / ensinamentos e a maneira carinhosa como os alunos o tratavam.
    Foi, sem dúvida, um Homem Ímpar, cuja presença ficará sempre no meu pensamento e de todos os que o conheceram!
    Só soube da sua "partida" no dia 1 de abril e não consegui conter toda a gratidão que sinto por o ter conhecido. Por isso, homenageei-o neste meu humilde espaço de escrita. A sua presença e o seu papel na vida de tantas gerações não poderiam ficar esquecidas!
    À família, os meus sentidos pêsames e a desculpa do atrevimento de falar do vosso ente tão querido!
    Muito obrigada,
    Célia Mafalda Lopes das Neves Gomes de Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Ainda há professores assim! Que nos marcam! Que ficam na nossa história e no album de memórias que só revelamos aos mais especiais!

    ResponderEliminar